HDMI CEC destaque - HDMI CEC – Conheça suas vantagens

HDMI CEC – Conheça suas vantagens

Cabos 15 fevereiro 2017

Sabe aquele monte de controle remoto dos seus aparelhos eletrônicos? Você pode eliminar eles e utilizar apenas 1 controle através do HDMI CEC. Ele atua como um controle de dispositivos domésticos, sincronizando os aparelhos que contam com a tecnologia CEC. Esse recurso é presente em cabos HDMI, mas o seu aparelho precisa ter o CEC.

O CEC significa “Consumer Electronics Control” – Controle de eletrônicos de consumo. Entre as suas 19 entradas na ponta do cabo HDMI, uma é destinada para a sincronia de informações entre TV e um aparelho com CEC.

Fica muito prático controlar tudo com apenas um controle. Ao ligar o DVD, por exemplo, o televisor também é ligado ao mesmo toque do controle.

É necessário que os dois aparelhos contenham a tecnologia CEC para que o recurso funcione com praticidade. É importante ficar atendo, muitas marcas não aderiram à nomenclatura CEC, mas o recurso é o mesmo.

Cada fabricante de TVs resolveu dar seu próprio nome à tecnologia. Apesar disso, as maiorias das televisões têm o mesmo padrão e são compatíveis com outros dispositivos.

Aparelhos compatíveis com a tecnologia CEC estão receptores de TV a Cabo, Blu-Ray players, Vídeo Games, Home Theaters, entre outros.

hdmi-cec-post

Alguns exemplos de nomes adotados pelas fabricantes:

Anynet (Samsung)
Aquos Link (Sharp)
Kuro Link (Pioneer)
CE-Link e Regza Link (Toshiba)
RIHD (Remote Interactive over HDMI) (Onkyo)
Simplink (LG)
HDAVI Control, EZ-Sync e VIERA Link (Panasonic)
EasyLink (Philips)
NetCommand for HDMI (Mitsubishi)

5946e93d27c4ddb31f61a3d8880bb9ec?s=100&d=mm&r=g - HDMI CEC – Conheça suas vantagens

Erick Mello

Formado em Jornalismo, atua como analista de e-commerce da Cirilo Cabos. Trabalha com e-commerce há 12 anos. Tem passagens pelo Grupo B2W, Siemens do Brasil, Byebyepaper e Grupo CMD.

Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *