cabo de rede - Patch cord ou Patch cable,  faça ligações entre seus dispositivos

Patch cord ou Patch cable, faça ligações entre seus dispositivos

Cabos 08 março 2017

Hoje iremos abordar as diversas nomenclaturas e os diversos modelos de Patch Cord, ou Patch Cable como você preferir. Iremos abordar os dois nomes para a familiarização dos termos.

Os patch cords são cabos de rede montados com dois conectores RJ45, utilizados para interligações entre equipamentos de uma rede estruturada e manobras na instalação de diversos equipamentos. Os cabos patch cord também possuem proteções termoplásticas, uma em cada extremidade, o chamado boot. O boot serve para evitar que o cabo se desconecte com facilidade do dispositivo. Ele permite o tráfego de dados, voz e imagem.

Comprimento, não é aconselhado à montagem com menos de 30 centímetros e mais de 100 metros.

O cabeamento estruturado segue um conjunto de normas internacionais criadas para fiscalização e controle de todos os dispositivos de uma rede. Elas direcionam os fabricantes para um conjunto de soluções próximas, evitando as constantes alterações de produtos. A tabela abaixo ilustra as normas mais utilizadas no Brasil:

ANSI/EIA/TIA 568A – Padrão de cabeamento

ANSI/EIA/TIA 569A – Infra-estrutura

ANSI/EIA/TIA 570A – Cabeamento residencial

ANSI/EIA/TIA 606 – Administração

ANSI/EIA/TIA 606 – Aterramento

Divisões das Categorias CAT:

CAT-5: Categoria mais antiga. Funciona com velocidades de até 100 MB por segundo. Pouco usada nos dias de hoje.

CAT-5e: Compatível com equipamentos CAT-5, Ethernet Gigabit ou vídeo analógico. Os cordões categoria 5E usualmente operam em velocidades de até 100 Megabits, porém eles podem chegar a transmitir 1 Gigabit por segundo em HD-Half-Duplex.

CAT-6: Muito utilizado atualmente, ele é indicado para para Gigabit Ethernet e outras redes. Conseguem transmitir 1 GB por segundo em transmissão FD-Full-Duplex,  em distâncias menores que 30 metros,  os cabos CAT-6 podem chegar a até 10 GB.

CAT- 6A: Os cabos desta categoria alcançam uma taxa de transmissão de 10 Gbps. seguindo atributos da norma ANSI/TIA-568-C.2.

CAT-7: Bem mais difícil de ser encontrada, o CAT-7 é para até 650 Mhz. Lembrando que, o Cat7 não é reconhecido pela norma TIA.

Existe também alguns cabos com a tecnologia anti-chama, o que garante mais segurança na montagem do projeto.

Cabo Crossover

É um cabo Ethernet em que uma das extremidades está ligado de acordo com a especificação T568A , enquanto que a outra extremidade é ligada de acordo com a especificação de T568B .

Ele é muito utilizado para se conectar a rede dois computadores diretamente um ao outro, sem usar um hub ou switch de rede.

É importante ficar alerta com a montagem dos cabos, o ideal é comprar em empresas que montam e testam os produtos antes da venda. Dê preferência a cabos de marcas conhecidas e com cobre nu, algumas empresas oferecem cabos aluminizados, que prejudicam a velocidade de transmissão.

525701 - Patch cord ou Patch cable,  faça ligações entre seus dispositivos

Dúvidas ou sugestões deixem seu comentário abaixo que iremos responder a todos. Até a próxima!

5946e93d27c4ddb31f61a3d8880bb9ec?s=100&d=mm&r=g - Patch cord ou Patch cable,  faça ligações entre seus dispositivos

Erick Mello

Formado em Jornalismo, atua como analista de e-commerce da Cirilo Cabos. Trabalha com e-commerce há 12 anos. Tem passagens pelo Grupo B2W, Siemens do Brasil, Byebyepaper e Grupo CMD.

Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *